top of page
Buscar
  • Foto do escritorRaphael Nogueira

Chuva de arroz: descubra sobre essa tradição!

O casamento é um evento importante e carregado de tradições. Além disso, ainda podemos dizer que ele vem carregado de costumes, crenças e pede comportamentos sociais adequados ao propósito da cerimônia. Esses detalhes foram transmitidos durante inúmeras gerações e, ainda hoje, muitos deles se mantém vivos — alguns um pouco modernizados, mas ainda presentes.

Muita gente se pergunta, por exemplo, qual é o significado da chuva de arroz no final da cerimônia de casamento. Você também tem essa dúvida? No geral, dizem que é para desejar fartura. Mas as lendas contam muito mais do que isso. Vamos descobrir um pouco mais sobre essa tradição?


Lenda sobre o significado da chuva de arroz

Uma das lendas que mais ganharam destaque nos casamentos é a famosa chuva de arroz. Mas muitos se pergunta o porquê de os convidados jogarem os grãos nos noivos, logo após a cerimônia. O que acontece é que, como as culturas sempre se baseiam em magia, lendas e mitos, com o momento do matrimônio não seria diferente.

O foco principal desta tradição está na abundância e fertilidade. No caso do arroz, ele é considerado símbolo dessas duas virtudes, e significa boa sorte para o casal em sua nova etapa de vida. Além disso, a prática de se jogar arroz nos noivos ainda esta vinculada ao crescimento familiar. Existem indícios de que essa é uma prática oriental, mas a Europa e as Américas adotaram muito bem a chuva de arroz em suas cerimônias.

A história nos mostra que, antigamente, os grãos jogados não precisavam se de arroz, necessariamente. Para desejar ao casal prosperidade, abundância e fertilidade, as culturas antigas utilizavam outros tipos de alimentos. Na Roma Antiga, por exemplo, as mulheres tinham o costume de colocar espigas de milho em suas tranças e, na hora do bolo, os homens partiam as fatias sobre as cabeças de suas esposas. Interessante, não? Depois de oferecer o bolo aos convidados, eles arremessavam nozes, amêndoas e outros frutos secos sobre os noivos, para dar boa sorte ao casal. Imagina se essa moda começa aqui no Brasil? Eu iria amar comer umas nozes enquanto fotografo rsrs


Alternativas modernas para a chuva de arroz

O casamento moderno ainda mantém muitas tradições, mas faz suas adaptações e releituras. No caso da chuva de arroz, muitos noivos preferem optar por alternativas como pétalas de rosas e outras flores. Além disso, também já foram experimentadas outras opções: bolhas de sabão, fitas, papel picado, toque de pequenos sinos, e por aí vai. Isso evita o desperdício de arroz e o incômodo gerado pelos grãos nos trajes do casal.


Gostou do nosso post, dê um like aqui embaixo, compartilhe com amigos que estão para casar.

*Desejando, clique na opção ORÇAMENTO no menu, e receba em seu e-mail agora mesmo um proposta especial com descontos do mês, e quem sabe não seremos os seus fotógrafos.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page